quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comidinhas de Manaus: Peixes do Rio Amazonas

Há diversas espécies de peixe do Rio Amazonas (tambaqui, pirarucu, tucunaré). Não deixe de experimentar!

Uma prato bem conhecido é a costela de tambaqui na brasa. Eu experimentei essa receita no restaurante Qui-tempero, indicação do guia turístico que nos acompanhou no passeio do Encontro das Águas. O local é simples, mas a comida estava bem gostosa, com prato bem servido para dois e com um ótimo preço. Fiquei bem satisfeita!

O tambaqui na brasa é a especialidade do restaurante e vem acompanhado de farofa, vinagrete e baião de dois.

Tambaqui assado na brasa, vinagrete, farofa e baião de dois.

Também comi os peixes amazônicos nas refeições inclusas nos passeios turísticos. A comida não é lá essa coisa, mas valeu para experimentar. Acabei não indo nos restaurantes conhecidos de comida típica manauara, como o Banzeiro e o Choupana, pois não fiquei muitos dias em Manaus. Fica para uma próxima vez!

Bolinho de pirarucu
Esse bolinho estava uma delícia! O pirarucu é o peixe conhecido como o "bacalhau" da Amazônia, quando seco e salgado.

Bolinho de piracuí
O piracuí é uma farinha feita do peixe bodó seco. Não é um peixe amazônico e no sudeste esse peixe é conhecido como bagre. Lá eles utilizam muito de peixe em farinha para as preparações culinárias. Comi esse bolinho no Açaí & Cia. Me decepcionei um pouco quando o prato chegou, os bolinhos são pequenos.

Pirarucu ensopado e pirão de peixe
Agora falando de uma comidinha mais sofisticada, na Cachaçaria do Dedé se encontra os ingredientes típicos da cozinha amazonense em pratos mais elaborados.

Pedimos pastel de pato com tucupi de aperitivo. Achei que estava muito gorduroso e não senti o gosto do tucupi, só da carne de pato. De prato principal pedi um filé de pirarucu fresco, acompanhado de camarão, risoto de tucupi e jambú, castanha do Brasil e banana pacovã. A apresentação do prato estava muito bonita e também estava gostoso!

O tucupi é o caldo extraído da mandioca-brava e tem um sabor azedinho. O jambú é uma folha verde que adormece a língua e achei que dá uma sensação refrescante na boca.

Acabei não pedindo nada de sobremesa, pois não tinham muitas opções diferentes e a que eu fiquei com vontade de comer não tinha.

Pastel de pato com tucupi.

Pirarucu fresco, banana pacovã, risoto de tucupi e jambu, camarões e castanha do Brasil.
Qui-tempero
Esquina da Av. Getúlio Vargas com a Rua Marçal

Cachaçaria do Dedé
Av. Mário Ypiranga, 1300 - Rest.03 - Piso Buriti
Manauara Shopping - Adrianópolis

Rua do Comércio, 1003-F - Box 4 - Parque 10.

Açaí & Cia
R. Acre, 98 - Vieiralves
Tel. (92) 3307-5058

Nenhum comentário:

Postar um comentário