sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Comida Japonesa em São Paulo: Restaurante Shimpachi

Hoje vou falar do restaurante de comida japonesa que mais gosto em São Paulo, o Restaurante Shimpachi. Esse restaurante tem comida japonesa tradicional, sem "invencionices".  Na minha opinião, dos restaurantes japoneses tradicionais que já experimentei, é o melhor, porque a comida é simples e tem aquele gostinho de comida de mãe.

Fica no bairro da Liberdade (o bairro japonês de São Paulo), num lugar pequenino de uma porta, em uma rua um tanto feia. Mas sempre está lotado aos finais de semana.

Os pontos fracos são que você tem que ficar na calçada enquanto espera uma mesa e a comida demora para ficar pronta.  Mas que para mim, nesse caso, não tem o menor problema, tamanha é a minha vontade de comer a comida de lá. Vou a esse restaurante desde criança, então acho que comer no Shimpachi também é um ato emocional... Que afinal completa o prazer de comer!

Todos os pratos são bons, mas eu recomendo o Shimpachi Teishoku para aqueles que querem descobrir que a comida japonesa não vive só de sashimi e sushi. Os teishokus são como se fosse um prato comercial/ prato feito, que acompanha arroz, missoshiru (sopa de soja) e misturas. Cada restaurante tem os seus próprios teishokus.

No caso do Shimpachi Teishoku vem um pouco de tudo: sashimi de salmão (peixe cru), teppan de anchova (anchova grelhada), tempurá (legumes e camarão empanados), tsukemono (nabo em conserva), pinpirá gobou (bardana com tempero levemente apimentado), macarrão de arroz com pepino e kamaboku (surimi) com tempero agridoce, missoshiru (sopa de soja) e arroz branco.

Adoro o tempurá, que vem sempre do jeito que eu acho que deve ser, bem crocante e sequinho e o molho para o tempurá nem se fala, uma delícia! Me desculpem aqueles que gostam, mas é um sacrilégio aqueles molhos cheios de shoyu (molho de soja) ou jogar shoyu no tempurá. Você acaba nem sentindo o gosto do tempurá, sente só o gosto do shoyu!

Uma pena é que antigamente serviam missoshiru com vôngole e sashimi de atum...

Ah! A entrada (tofu e broto de feijão com molho agridoce) é cortesia e bem ao meu gosto, não tão ácido e levemente adocicado.

Entrada: tofu e broto de feijão com molho agridoce. 
Shimpachi Teishoku

É meio difícil estacionar na rua, pois está sempre cheia, mas tem um estacionamento conveniado bem em frente.

Se forem ao Shimpachi, me contem o que acharam!

Restaurante Shimpachi
Rua São Joaquim, 482
Liberdade
São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário